Produzindo
notícia por meio de interação social.
Ana Carolina Barroso¹
Ana Carolina Gorgozinho¹
Laiza Teixeira Gomes¹
Maria Regina Alves¹
Stefhany Guide de
Melo Veiga¹
Introdução
O
presente trabalho irá mostrar qual é a importância da produção de texto no
ensino de língua. Ela irá abordar qual a forma mais eficiente para ser
trabalhada dentro das salas de aulas, explicitando também a interação social
dos alunos com o meio em que vivem e, principalmente, evidenciando quais os
principais desafios enfrentados pelo professor.
O
gênero textual abordado será a noticia. A partir dele, mostraremos como o
professor deve elaborar uma proposta de produção e trabalhá-la no contexto
escolar.
Com
a produção do paper, poderemos
mostrar novas formas de conhecimentos sobre a produção de texto, qual a sua importância
para a atuação do professor e, principalmente, quais as condições que devem
acompanhar uma proposta para ser trabalhada na sala de aula.
_______________________________________________________________
1- Alunas
do 6º período do curso de Pedagogia da faculdade Una de Betim.
carolzinha-icm@hotmail.com
/ laiza-teixeira2011@hotmail.com / reginaalves.arte@hotmail.com stefhanyguide@live.com
/ carolinacorgo@hotmail.com
Referencial
Teórico
No
ensino de língua materna, acredita-se que o professor deve trabalhar a
linguagem como forma ou processo de interação a fim de que o indivíduo realize
ações e atuações sobre o interlocutor (ouvinte/leitor).
Para Travaglia (2015, p.110), usar a
língua: “Não é tão somente traduzir e exteriorizar um pensamento, ou transmitir
informações a outrem, mas sim realizar ações, agir, atuar sobre o interlocutor
(ouvinte/leitor).” (TRAVAGLIA, 2015 p.110)
Partindo do pressuposto da língua
como local de interação humana, o aluno irá interagir comunicar produzindo
efeitos de sentido para quem ele está produzindo seu texto em um meio social,
histórico e ideológico.
Conforme ressalta Travaglia (2015,
p.110):
Os usuários da língua
ou interlocutores interagem enquanto sujeitos que ocupam lugares sociais e
“falam” e “ouvem” destes lugares de acordo com formações imaginárias (imagens
que a sociedade estabeleceu para tais lugares sociais). (TRAVAGLIA, 2015, p.110)
Dessa forma, percebe-se que a
linguagem se constituí pela interação verbal que se realiza através da
enunciação. Vale lembrar que a interação é a ação de um sobre o outro,
estabelecendo, assim, um diálogo em vasto sentido, caracterizando a linguagem.
Compreendendo a língua no sentido de
interação, o profissional da educação deve trabalhar, em sala de aula, a
linguagem na produção e compreensão de textos.
Travaglia (2015) afirma que:
Ver a
língua como forma de interação verbal faz com que tenhamos de trabalhar, em
sala de aula, o uso da língua na produção e compreensão de textos, sempre como
algo que depende não apenas dos recursos da língua e suas potencialidades
significativas, mas também de quem são os interlocutores em sua condição social
e postos em um contexto que também afeta os sentidos dos textos.” (TRAVAGLIA, 2015,
p.155).
É
preciso demonstrar, deixar claro ao aluno sobre: o que tem para dizer na
produção de textual? Para quem vai escrever? O que o leitor já sabe do que vai
escrever? O que ele ainda não sabe e vai ficar sabendo do texto que vai
escrever? Qual maneira de organizar o texto vai ficar melhor? Qual vai ser o
estilo de linguagem? Essas são perguntas que norteiam a produção.
O
professor pode utilizar essas perguntas nos anos iniciais de alfabetização em
um momento em que ele é o escrivão de uma produção de texto feita juntamente
com a turma. Essas mesmas perguntas podem ser utilizadas em um momento de
leitura.
Dentro
dessa concepção da linguagem como forma de interação, é ideal que utilize o
trabalho com gêneros textuais como um instrumento para que os sujeitos se
apropriem da linguagem.
Como
se vê, trabalhar a produção de texto usando a linguagem como processo de
interação é atuar sobre o outro no contexto social, refletindo de maneira
crítica sobre o meio em que vive. O uso da língua como instrumento de
comunicação social não concede ao aluno textos mostrando e manifestando
verbalmente suas ideias, conhecimento, objetivos, informações e sentimentos
para o enunciatário.
Segundo
orientações dos PCN’s, aprender a
Língua Portuguesa é bastante complexo, por
isso eles ressaltam o quanto é importante o papel do professor como mediador, durante o processo de aprendizagem
da língua, pois cabe a ele mostrar ao aluno a importância no
processo de interlocução, principalmente, porque as opiniões do outro
apresentam possibilidades de análise e reflexão sobre as suas próprias produções de texto. Assim, o primeiro
passo que o educador
deve dar é transformar a sala de aula em um espaço onde cada sujeito tenha o direito à palavra
reconhecido como legítimo.
Nesse sentido,
aprender/ensinar é visto como o modo em que se articulam três aspectos: o
aluno, língua e o ensino. O aluno é o sujeito de ação em aprender. Nos PCN’s,
são priorizados como encaminhamento teórico: a diversidade dos textos, a
questão da oralidade, a produção escrita, o texto como unidade de ensino, a
literatura e a prática de reflexão sobre a língua.
A orientação dos PCNs é clara no que tange ao
ensino da escrita. Devem-se introduzir métodos que privilegiem o aspecto sócio-interacionista
na produção de textos. Por isso, aconselham o uso dos gêneros como unidade de
ensino os quais remontam ao uso do texto e da língua em seu uso social; “quem
diz, a quem e como diz” essas perguntas levam o aluno a se posicionar de forma
crítica diante do texto e entender o funcionamento de cada gênero e a função
que desempenha no meio social. O docente deve instigar o aluno a criar texto e
produzir gêneros textuais.
Segundo os PCNs, a tipologia textual representa características
estruturais de sequências textuais que pode se figurar nos mais diversos
gêneros textuais. Os alunos acabam sendo vítimas de um método que restringe sua
capacidade intelectual de produzir, pensar, e polemizar os textos devido às
propostas que esbarram na unívoca forma de pensar o texto, deixando de gerar os
discursos essências a formação consciente de um cidadão crítico capaz de
interagir com o texto. (BRASIL)1998, p 124.
A produção de textos, portanto, tem por
finalidade formar alunos capazes de produzir textos coerentes, coesos e
eficazes. São inúmeras as condições necessárias para uma produção de texto. Para
uma boa elaboração de um texto, devemos levar em consideração o enunciado, ou
seja, a proposta deve estar bem elaborada, pois, se ela não estiver adequada,
implicará naquilo que o aluno irá produzir. As condições de produção devem ser
especificadas em: Enunciador (Quem?);
Enunciatário (Para quem?); Gênero textual (O quê?); Suporte (Onde será
veiculado?); Propósito (Para quê?) e Tema (Assunto).
A todo esse processo é que se chama
produção de texto e é todo esse processo, em sua integralidade, que deveria
acontecer quando se redigir na escola.
Para que o aluno possa aprender a
redigir seu próprio texto, é necessário que o professor mostre a diversidade de
textos escritos, para que ele possa observar a utilização da escrita em
diferentes circunstâncias, oferecer aos educandos textos por escritos impressos
de boa qualidade, pois através da leitura eles podem ter referências para seus
próprios textos. Os professores também podem trabalhar a produção de textos
coletivamente, em duplas ou trios, pois, desse modo, favorece o desenvolvimento
das habilidades de cada um na construção de seus próprios textos.
Sugestão
de Prática
Levando
em consideração a língua como forma de interação social, com enunciador,
enunciatário e um contexto social, apresentaremos aqui uma proposta de produção
de texto:
Nossa
escola está realizando uma campanha de arrecadação para abrigos da cidade e,
durante toda a semana, conseguimos alimentos, produtos de higiene pessoal,
roupas e até fizemos a gincana na qual nossa turma venceu. A partir de tudo que
vivenciou e aconteceu, produza uma notícia, que será publicada no jornal “O
tempo de Betim.” Não se esqueça da estrutura da notícia que deve conter título
e corpo do texto (O que? Por quê? Como? Onde? Quando?). Será publicada a
notícia selecionada pela equipe de redação do jornal.
Figura 1: Proposta de
produção de texto.
Fonte: Elaborada pelas
autoras deste paper.
Para
elaborar essa proposta de atividade, foi levado em consideração um gênero
discursivo (notícia) o qual já foi trabalhado em sala de aula, inclusive como
se estrutura. O comando possui enunciador (aluno), enunciatário (leitores do
jornal O Tempo) e o propósito que é trabalhar o gênero textual notícia, a partir
de fontes de pesquisa para a elaboração, como a campanha e a gincana de arrecadação
para abrigos da cidade de que os alunos estavam participando.
Ao
trabalhar a produção nessa perspectiva, a leitura é uma habilidade importante e fundamental que pode ser
desenvolvida pela criança. A partir da leitura de mundo, o aluno pode compreender
a realidade que está inserida. Outra habilidade trabalhada na proposta é a de
produzir textos de diferentes gêneros, produzindo uma notícia o aluno vai
investigar o fato ocorrido, buscar informações, interpretar e refletir e
desenvolver no papel,também vai utilizar a interação verbal entre o locutor e
interlocutor,assumindo-se como locutor objetivando escrever algo a um
interlocutor.Desenvolverá as habilidades de revisar o texto,verbalizar e
avaliar.
Considerações Finais
A
partir do presente artigo, conclui-se que a forma de interação social é uma
ótima maneira de trabalhar em sala de aula a produção textual, levando em conta
o Parâmetro Curricular Nacional de língua portuguesa. A proposta de produção de
um noticiário, apresentada neste trabalho, leva em conta as condições de
escrita, segue uma concepção de língua e objetiva formar o educando em sujeito
capaz de produzir textos coerentes, coesos e eficazes, orientando, por fim, os
professores para atuarem na perspectiva de produzir textos no contexto social.
Referencias
Bibliográficas
FUZA,
Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Ronilson José. Concepções de linguagem e o ensino da
leitura materna. 2011
TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Ensino da gramática numa
perspectiva textual interativa. 2015
FACULDADE
DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, FAE. Glossário
Ceale :Termos de alfabetização,leitura e escrita para educadores. Primeira
edição. Belo Horizonte: FAE-Faculdade De Educação da UFMG, 2014.
VAL, Maria da Graça Costa. O que é produção de texto na escola.
1998.
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