Metodologia com aluno autista.

Características do aluno autista:

-Ausência de linguagem verbal,ou linguagem pobre;
-Ecolalia imediata.
-Ecolalia Tardia( repetição da fala depois de um tempo ou de algo na televisão)
-Hiperatividade;
-Ausência de interesse nas aulas;
-Contato visual direto( Presente em alguns)
-Usa adultos como referência;
-Alguns mantêm comunicação;
-Mudanças de humor sem causas aparentes;
-Problemas na concentração;
-Ausência de interação.

Estratégias de ensino para estimular a interação do aluno autista: 

- Oferecer brinquedos ou alimentos nas atividades para o estímulo da participação;
-Elogiar,incentivar;
- Peça-lhe ajuda;
-Demonstrar sinais de afeto;
-Persistência para obter a resposta do aluno;
-Obter a atenção do aluno;
-Jogos que o aluno tenha que esperar sua vez são muito importantes para aprender normas;
-É legal que coloque o aluno com responsável por alguma atividade e monitorá-lo.
-A criança autista demanda que lhe ensinemos coisas que uma criança normal não precisa aprender;
-O perfil de desenvolvimento do aluno autista é irregular e portanto,o ensino deve respeitar esse perfil;
-A criança autista pode apresentar padrões de comportamentos inadequados e difíceis de compreender.

Alterações no comportamento adaptativo:

- Gritos constantes ou frequentes;
-Choros sem causa aparente;
-Risos e gargalhadas inadequadas ao contexto.
-Agressões ao professor ou aluno e até a si mesmo.
-Recusar a se locomover e realizar tarefas;
-Quebrar objetos ou arremessar;
-Obsessão por objetos;
-Hábitos alimentares estranhos,falta de apetite ou compulsão de alimentar;
-Recusa a ir na escola ou entrar em sala de aula;

Como enfrentar ? 

-Reforçar o comportamento adequado sempre;
- Nos gritos,ignorar ou conduzir o aluno para outro local e explicar do comportamento inadequado;
-Nos hábitos destrutivos,encaminhar a criança para fazer outra coisa,às vezes sem dizer nenhuma palavra.
-Se o aluno estiver muito alterado,sentar com ele e esperar que se acalme.
- Se arremessou objetos fazer com que ele mesmo recolha.

Sugestões de intervenção:

-Tentar manter o aluno sempre ocupado;
-Manter uma rotina diária;
-Começar sempre com tarefas curtas e pouco material,aumentando gradativamente com cuidado;
-Falar pouco,principalmente no começo.



Comentários